Um forte terramoto foi registado este domingo no arquipélago do Vanuatu, uma pequena nação no Oceano Pacífico, com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) a registar um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico norte-americano chegou a alertar para a ocorrência de tsunamis localizados a cerca de 300 quilómetros do epicentro do sismo.
No entanto, o aviso foi entretanto levantado pelo serviço.
O epicentro deste sismo foi registado a 23 quilómetros da costa de Port Olry, uma província no país com quase 300 mil cidadãos. A profundidade foi de 27 quilómetros, acrescentou o USGS.
Notable quake, preliminary info: M 7.0 - 23 km WNW of Port-Olry, Vanuatu https://t.co/06FQfghHrz
— USGS Earthquakes (@USGS_Quakes) January 8, 2023
O Vanuatu é um país habituado a sismos e desastres naturais, já que fica localizado junto ao 'Anel de Fogo', a falha geológica em torno do Oceano Pacífico onde uma série de vulcões subaquáticos provoca terramotos constantes.
Até agora, não há registo de estragos ou vítimas.
There is NO TSUNAMI THREAT expected to Hawaii from an earthquake with preliminary magnitude of 7.2 detected at 2:33 a.m. HST Sunday in the area of Vanuatu, the Pacific Tsunami Warning Center reports. pic.twitter.com/nqAERTNFkY
— Hawaii EMA (@Hawaii_EMA) January 8, 2023
O Serviço de Emergência do Havai, que pertence aos Estados Unidos, também avançou rapidamente que não seriam esperadas ondas gigantes no seu território.
[Notícia atualizada às 15h03]
Leia Também: Indonésia assinala 18 anos do tsunami de 2004 que causou 230 mil mortos