Muitas são as reações da comunidade internacional à bárbara invasão das sedes do Congresso, Supremo Tribunal e Palácio do Planalto, ocorrida no domingo, por bolsonaristas.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, considerou que este tipo de ataques "não podem ser tolerados".
"Imagens horríveis chegam-nos do Brasil. Os ataques violentos às instituições democráticas são um ataque à democracia que não pode ser tolerado. Estamos com o presidente Lula e com os brasileiros", escreveu o chanceler alemão, esta manhã, numa publicação na rede social Twitter.
Recorde-se que apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram, no domingo, as sedes dos três poderes do país em Brasília, obrigando a uma intervenção policial para repor a ordem.
Schlimme Bilder erreichen uns aus #Brasilien. Die gewalttätigen Attacken auf die demokratischen Institutionen sind ein Angriff auf die Demokratie, der nicht zu tolerieren ist. Wir stehen eng an der Seite von Präsident @LulaOficial und der Brasilianerinnen und Brasilianer!
— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) January 9, 2023
A Polícia Militar conseguiu, entretanto, recuperar o controlo da sede do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto, assim como desocupar totalmente a praça dos Três Poderes, na capital brasileira, numa operação que resultou também em centenas de detenções.
A invasão começou depois de militantes apoiantes de Bolsonaro, derrotado por Lula da Silva nas eleições de outubro passado, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Os manifestantes avançaram e furaram as barreiras montadas pela polícia, com imagens dos invasores dentro do salão verde do Congresso, dentro e fora do Palácio do Planalto e do STF, a serem divulgadas nas redes sociais.
Leia Também: Von der Leyen condena ataque no Brasil e diz-se preocupada