Documentos oficiais na casa de Biden? "Congresso tem que investigar isto"

Declarações do líder da Câmara dos Representantes foram feitas após uma nova descoberta de registos confidenciais. Kevin McCarthy exemplificou com o que aconteceu com o ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
12/01/2023 17:44 ‧ 12/01/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Estados Unidos

O líder da Câmara dos Representantes pediu, esta quinta-feira, uma investigação ao presidente dos EUA após ser conhecida a existência de documentos oficiais na casa de Joe Biden

"O Congresso tem que investigar isto", afirmou Kevin McCarthy, citado pela agência France-Press. O responsável considerou que esta questão era "um novo passo em falso da administração Biden".

De acordo com a agência francesa, o líder republicano exemplificou com a investigação levada a cabo pelo Departamento de Justiça do país depois de serem descobertos também documentos oficiais na casa do antigo chefe de Estado dos EUA, na Flórida.

O pedido surge depois de terem sido descobertos documentos na casa de Biden, em Wilmington, Delaware.

Estes não são os primeiros documentos a ser descobertos, já que no início da semana também foram encontrados alguns que datam da vice-presidência do atual presidente dos EUA, num escritório que por vezes Biden usava para trabalhar.

Joe Biden admitiu, entretanto, também esta quinta-feira, que um outro documento foi encontrado na sua "biblioteca pessoal".

Na altura em que foi revelada a existência de documentos oficiais na casa de Trump, Biden classificou de "irresponsável" a decisão deste manter os papéis na sua casa.

Quando saiu da Casa Branca, Trump levou consigo caixas inteiras de documentos, embora uma lei de 1978 obrigue qualquer presidente norte-americano a entregar ao Arquivo Nacional todos os seus e-mails, cartas e outros documentos de trabalho.

Nesta segunda-feira, o ex-presidente republicano questionou a atuação do FBI, que fez buscas na sua residência na Florida em agosto passado, face à descoberta de documentos confidenciais de Biden.

"Quando é que o FBI vai invadir as muitas casas de Joe Biden, talvez até a Casa Branca? Esses documentos definitivamente não foram desclassificados", escreveu Trump na sua rede social, a Truth Social.

Leia Também: Documentos confidenciais foram encontrados em garagem da casa de Biden

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas