Um porta-voz alemão, citado pela Sky News, revela que as autoridades russas devem prestar "assistência médica urgente" ao opositor russo Alexei Navalny, que se encontra preso em condições críticas.
As condições do confinamento - em solitária - são "inumanas", é ainda referido, com a Alemanha a salientar que o governo estava a tentar ajudar Navalny, mas tal foi dificultado com o contexto da invasão russa à Ucrânia.
Recorde-se que, no mês passado, Alexei Navalny queixou-se de dores de costas resultantes do confinamento solitário a que tem sido, alegadamente, sujeito pelas autoridades russas durante a sua prisão.
20/22 The moral of this story is simple: the Russian prison system, the Federal Penitentiary Service, is run by a real collection of not just scoundrels, but real sick perverts.
— Alexey Navalny (@navalny) January 12, 2023
O opositor de Vladimir Putin foi detido pelas autoridades russas em janeiro de 2021 e encontra-se a cumprir uma pena de prisão de 11 anos e meio numa prisão de segurança máxima a 250 quilómetros de Moscovo.
Fraude, desrespeito ao tribunal e violações da liberdade condicional são as acusações do Kremlin, mas Navalny e os seus aliados negam as mesmas, acusando uma prisão arbitrária para calar um dos mais proeminentes opositores do regime de Moscovo.
Leia Também: Navalny acusa autoridades de utilizar prisão para deteriorar a sua saúde