Um leopardo-nebuloso fêmea que estava desaparecido foi encontrado em segurança, na tarde de sexta-feira, depois de ter escapado do recinto no Jardim Zoológico de Dallas, no estado norte-americano do Texas, umas horas antes.
O anúncio foi feito por funcionários do zoo, através do Twitter, referindo ainda que “foi localizada muito perto do habitat original e as equipas conseguiram prendê-la com segurança pouco antes das 17h15”.
Os veterinários estiveram a verificar possíveis ferimentos ou doenças, mas até agora "as indicações iniciais são de que não está ferida", acrescentaram.
A polícia tinha iniciado uma investigação criminal depois de o leopardo nublado, chamado Nova, ter escapado do recinto. As autoridades dizem que terá sido cortado intencionalmente. "A cerca de onde ele escapou foi cortada intencionalmente", disse o sargento da polícia de Dallas, Warren Mitchell, na sexta-feira, citado pela ABC.
We are thrilled to report we located clouded leopard Nova on-grounds at the Zoo this afternoon at approximated 4:40 p.m. She was located very near the original habitat, and teams were able to safely secure her just before 5:15 p.m. pic.twitter.com/XucvBrQO4V
— Dallas Zoo (@DallasZoo) January 13, 2023
Enquanto se encontrava desaparecida a equipa de funcionários do parque garantiu que a fugitiva, com quatro anos e entre 9 e 11 quilos, "não representa uma ameaça para os humanos". "Se [o felino] estiver com medo, provavelmente vai subir a uma árvore, ficar longe das pessoas, perseguir alguns esquilos e pássaros e tentar não ser notada", adiantaram.
Funcionários do jardim zoológico descobriram que Nova tinha fugido por um buraco na cerca, durante uma inspeção ao recinto que divide com a sua irmã, Luna. A mesma fonte explicou que a polícia de Dallas esteve a auxiliar nas buscas, empenhando 'drones' com infravermelhos para examinar as copas das árvores.
O incidente, descrito como "uma situação séria", levou o zoológico a fechar naquele dia, mas as autoridades disseram que o animal não era perigoso.
Os leopardos-nebulosos vivem na natureza nos Himalaias e em partes do Sudeste Asiático e na China.
Outros animais já escaparam de recintos do Zoológico de Dallas em outras ocasiões, sendo que o mais notável ocorreu em 2004, quando um gorila de 154 quilos, chamado Jabari, pulou um muro e causou pânico durante 40 minutos, ferindo três pessoas, até que a polícia disparar e matar o animal.
Leia Também: EUA. Jardim zoológico encerrado após leopardo ter desaparecido