O ministro do Interior da Ucrânia, Denis Monastyrsky, o vice-ministro, Yevgeny Yenin, e o secretário de Estado, Yuriy Lubkovich, estão entre as vítimas mortais da queda de um helicóptero perto de um infantário em Brovary, nos arredores de Kyiv.
Monastyrsky, nascido em junho de 1980, assumiu funções como ministro do Interior em julho de 2021, após a demissão do ministro Arsen Avakov.
Antes, entre 2014 e 2019, o político formado em Direito foi assistente do ex-vice-ministro do Interior, Anton Herashchenko, que atualmente era o seu conselheiro.
Já em 2019, foi eleito deputado pelo partido Servo do Povo, do presidente Volodymyr Zelensky, para o parlamento ucraniano, onde viria a tornar-se chefe da Comissão Parlamento para os Assuntos Legislativos.
Segundo o jornal francês Le Figaro, com o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, e a implementação da lei marcial, o ministro ficou com cerca de 90 mil homens sob o seu comando.
Denis Monastyrsky era casado e tinha dois filhos.
Até ao momento, não são conhecidas as circunstâncias que levaram à queda do helicóptero e ainda não foram divulgadas informações sobre o tipo de aparelho. Ainda de acordo com a polícia a queda do helicóptero provocou um incêndio.
Leia Também: Procuradoria ucraniana admite todas as opções sobre queda de helicóptero