Um menino britânico de seis anos propôs-se a escalar 12 montanhas do Reino Unido, que totalizam a altura do Monte Evereste, de forma a angariar dinheiro para o hospício infantil Derian House, em Lancashire.
Inicialmente, Oscar Burrow pretendia arrancar o desafio no Monte Evereste, por ser “a montanha mais difícil do mundo [de escalar]”. Contudo, o pai, Matt, convenceu-o a enveredar por um plano mais realista, determinando que escalaria 12 montanhas do Reino Unido, cujas alturas combinadas serão equivalentes a escalar a montanha asiática.
Segundo a sua página de angariação de fundos, o menino já escalou cinco das 12 montanhas, tendo amealhado 1.766 libras (cerca de 2.019 euros) do objetivo de 8.849 libras (cerca de 10.117 euros) – a altura do Monte Evereste. O valor angariado reverte a favor do hospício infantil Derian House, que presta cuidados de fim de vida a mais de 400 crianças.
Na verdade, desde outubro que Oscar já passou por Ingleborough, Whernside, The Old Man of Coniston, Helvellyn, e Skiddaw, fazendo-se acompanhar pelo pai, pela mãe, pelo avô e, ocasionalmente, pela sua irmã mais nova, de três anos.
“As caminhadas não me assustam, mas às vezes os meus dedos ficam um pouco frios”, confessou o menino, em declarações à BBC.
Segundo o pai, Oscar terá aprendido sobre escalada de Edmund Hillary do Monte Evereste na escola, um dos primeiros a conseguir fazê-lo com sucesso. O menino queria, assim, ser o mais novo a 'conquistar' a montanha.
“Não me surpreenderia se um dia ele escalasse o Monte Evereste”, confessou Matt, salientando a determinação e a coragem do filho.
Também Kerry Pritchard, da Derian House, sublinhou a ação desta “superestrela corajosa”, uma vez que “não há muitos adultos que se atrevam a escalar a altura do Monte Evereste – e ainda menos crianças de seis anos”, disse, ao mesmo meio.
Para Oscar, o seu momento preferido até agora foi ter o seu amigo Ollie na escalada de Blencathra, nas montanhas do Lake District. Por seu turno, Helvellyn foi a caminhada mais assustadora, devido ao vento.
“Estou ansioso pela minha próxima caminhada e quero ajudar a ganhar muito dinheiro para a Derian House, porque quero ajudar as crianças”, disse Oscar.
Leia Também: Autocarro de dois andares capota com 70 pessoas a bordo no Reino Unido