A madrugada desta quarta-feira ficou ensombrada pela queda de um helicóptero junto a uma creche e um prédio residencial na cidade ucraniana de Brovary, na região de Kyiv. Este incidente fez 14 mortos - de acordo com o mais recente balanço -, entre eles o Ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky, o vice-ministro, Yevgeny Enin, e o secretário de Estado Yurii Lubkovych - e uma criança.
No Telegram, o governador de Kyiv, Oleksiy Kuleba, referiu que, "na cidade de Brovary, um helicóptero caiu perto de um jardim de infância e um prédio residencial", acrescentando que "no momento da tragédia, crianças e funcionários da instituição estavam" na instituição. Há ainda conta de pelo menos 25 feridos, incluindo 11 crianças.
O helicóptero acidentado pertence aos Serviços de Emergência da Ucrânia. "Hoje, 18 de janeiro, um helicóptero dos Serviços de Emergência caiu em Brovary. Como consequência do acidente morreram os dirigentes do Ministério do Interior: o ministro, o vice-ministro e o secretário de Estado", referiu uma nota da Polícia Nacional. As causas para o sucedido ainda estão por apurar.
My friends, statesmen Denys Monastyrskyi, Yevhen Yenin, Yurii Lubkovych, everyone who was on board of that helicopter, were patriots who worked to make Ukraine stronger.
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) January 18, 2023
We will always remember you. Your families will be cared for.
Eternal memory to my friends. pic.twitter.com/SdHfujCUAI
No momento do incidente, a aeronave estava a caminho da frente de combate, revelou a presidência ucraniana. "O objetivo deste voo [era ir] para um dos pontos quentes no nosso país, onde os combates estão a acontecer. O ministro do Interior estava a caminho", afirmou o chefe adjunto do gabinete da presidência, Kyrylo Tymoshenko, na televisão ucraniana.
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, já reagiu ao sucedido, apelidando-o de "uma terrível tragédia". Numa publicação nas redes sociais, o chefe de Estado lamentou a morte do ministro do Interior, Denys Monastyrskyi, do vice-ministro, Yevgeny Yenin, e do secretário de Estado, Yuriy Lubkovich, "verdadeiros patriotas da Ucrânia".
Ver esta publicação no Instagram
Já o conselheiro presidencial, Mykhailo Podolyak, falou numa "tragédia inegável". "Denys e os seus colegas desempenharam um grande papel na garantia da defesa da Ucrânia”, destacou, asseverando também que a investigação ao acidente já começou e "todas as versões serão verificadas".
Undeniable tragedy. The helicopter crash killed Interior Minister Denys Monastyrskyi, MIA leadership, children. Denys & his colleagues played a big role in ensuring 🇺🇦 defense. Investigation began. All versions will be checked. Sincere condolences to the families of the victims
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) January 18, 2023
Esta informação foi, entretanto, reiterada pelo procurador-geral da Ucrânia, Andrey Kostyn, que, citado pelo The Guardian, apontou: "Os investigadores e especialistas estão a trabalhar neste momento no local da tragédia. Estão a adotar-se medidas urgentes de investigação. Por enquanto, consideramos todas as opções possíveis sobre o acidente do helicóptero".
Denys Shmigal, primeiro-ministro da Ucrânia, anunciou já a nomeação de Igor Klimenko como ministro interino do Interior, após a morte de Denys Monastyrskyi.
Quem era Monastyrsky, o ministro ucraniano morto?
Denys Monastyrsky, nascido em junho de 1980, assumiu funções como ministro do Interior em julho de 2021, após a demissão do ministro Arsen Avakov. Antes, entre 2014 e 2019, o político formado em Direito foi assistente do ex-vice-ministro do Interior, Anton Herashchenko, que atualmente era seu conselheiro.
Já em 2019, foi eleito deputado pelo partido Servo do Povo, do presidente Volodymyr Zelensky, para o parlamento ucraniano, onde viria a tornar-se chefe da Comissão Parlamento para os Assuntos Legislativos.
Era casado e tinha dois filhos.
"Grande amigo da UE" e "um dia horrível". As reações à tragédia
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou, esta quarta-feira, a queda de helicóptero que vitimou o ministro do Interior da Ucrânia. "Um grande amigo da União Europeia", afirmou o responsável através do Twitter.
We join #Ukraine in grief following the tragic helicopter accident in #Brovary
— Charles Michel (@CharlesMichel) January 18, 2023
Minister Denys Monastyrsky was a great friend of the EU.
We share our deepest condolences with the families of the victims, President @ZelenskyyUa PM @Denys_Shmyhal and the people of #Ukraine
Já o Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Joseph Borrell, destacou que "o acidente de helicóptero em Brovary é uma tragédia terrível, que tirou muitas vidas, incluindo crianças e o Ministro Monastyrskyi, o seu adjunto Yenin, o Secretário de Estado Lubkovich". "Estamos ao lado do povo ucraniano neste momento de dor e desejamos aos feridos uma rápida recuperação", frisou.
The helicopter crash in #Brovary is a terrible tragedy, claiming many lives, including children and Minister Monastyrskyi, his deputy Yenin, State Secretary Lubkovich.
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) January 18, 2023
We stand with the Ukrainian people in this moment of grief and wish those injured a swift recovery.
Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, lamentou a tragédia que atacou "o coração da Ucrânia devastada pela guerra". "Manifesto as minhas sinceras condolências às famílias das vítimas, a Zelensky e a todo o país após o acidente de helicóptero em Brovary", salientou no Twitter, acrescentando que "estamos de luto convosco".
Tragedy strikes at the heart of war-torn Ukraine.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 18, 2023
I express my heartfelt condolences to the families of the victims, @ZelenskyyUa and the entire country following the helicopter crash at #Brovary.
We are mourning with you.
Também a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, socorreu-se da mesma rede social para lamentar o sucedido. "É um dia horrível para a Ucrânia. Perdemos o ministro da Administração Interna e dois dos seus colegas — mas a maior tragédia é a morte de crianças. Eles confiam que nós, como adultos, somos capazes de os proteger", escreveu.
Horrible day for 🇺🇦. In helicopter crash we lost the Interior Minister and his colleagues – but the biggest tragedy is a death of children. They have faith that we, as adults, are able to protect them. My thoughts are with the victims’ families. Wish the injured speedy recovery.
— Олена Зеленська (@ZelenskaUA) January 18, 2023
Já presidente de França, Emmanuel Macron, lamentou as mortes após queda de helicóptero em Brovary, na região de Kyiv: "A França expressa as suas condolências aos nossos amigos ucranianos". "Os meus pensamentos estão com todas as vítimas deste terrível acontecimento que teve lugar perto do jardim de infância, às crianças e às suas famílias", rematou.
Attristé par la mort tragique du ministre de l’intérieur ukrainien Denys Monastyrsky. Pensées pour toutes les victimes de ce terrible événement survenu à proximité d'une école maternelle, pour les enfants et les familles. La France présente ses condoléances à ses amis ukrainiens.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 18, 2023
Leia Também: AO MINUTO: "A vitória está garantida", diz Putin; Investigação em Brovary