O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou na rede social Telegram uma mensagem a propósito do Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala esta sexta-feira.
"Hoje, como sempre, a Ucrânia homenageia a memória de milhões de vítimas do Holocausto", começou por escrever Zelensky, que acrescentou: "Sabemos e recordamos que a indiferença mata juntamente com o ódio. A indiferença e o ódio são sempre capazes de originar o mal, mas apenas em conjunto".
Perante isto, o chefe de Estado ucraniano ressalvou que é "por isso que é tão importante que todos os que valorizam a vida mostrem determinação quando se trata de salvar aqueles que o ódio visa destruir".
"Memória eterna para todas as vítimas do Holocausto", concluiu Zelensky.
As declarações foram proferidas em pleno contexto de guerra na Ucrânia, que teve início a 27 de fevereiro e que, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU), tirou já a vida a mais de sete mil civis, com outros 11 mil a terem ficado feridos.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se celebra anualmente a 27 de janeiro, foi implementado com o intuito de garantir que o genocídio em massa de seis milhões de judeus às mãos dos nazis não é esquecido pela população mundial. Em causa está aquele que é tido como um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória.
Leia Também: "Crime bárbaro perpetrado pelos nazis". Santos Silva recorda Holocausto