Sismo. Guiné-Bissau manifesta pesar, cidadãos guineenses fora de perigo

Os quatro cidadãos guineenses que se encontravam Kahramanmaras, cidade turca mais afetada pelo sismo registado na segunda-feira, "estão fora de perigo", anunciou hoje a Presidência da Guiné-Bissau.

Notícia

© Mehmet Kacmaz/Getty Images

Lusa
08/02/2023 12:38 ‧ 08/02/2023 por Lusa

Mundo

Sismo

Em nota enviada à Lusa, a Presidência guineense informa que naquela cidade se encontravam quatro cidadãos guineenses, incluindo uma médica, que trabalha no hospital principal daquela cidade e que integra a equipa de assistência aos feridos no local.

"Na mesma cidade encontravam-se igualmente mais três guineenses que estão fora de perigo, entre os quais um estudante de nome Upa Almirante Có, que já se encontra em Ancara sob proteção consular da embaixada da Guiné-Bissau", refere-se na mensagem.

A Presidência guineense acrescenta que as outras duas pessoas seguem para Ancara nos "próximos dias".

O chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, falou na terça-feira com o seu homólogo turco, Recip Tayyip Erdogan, a quem manifestou pesar pelos "devastadores estragos em vidas humanas e materiais causados pelo terramoto".

Segundo os dados mais recentes, divulgados pela AFP, o sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter e sequelas que atingiram, na segunda-feira, a Turquia e a Síria, causaram mais de 11.200 mortos.

Na Turquia estão contabilizadas pelo menos 8.574 vítimas mortais e na Síria foram retirados 2.662 cadáveres dos escombros.

Leia Também: Sismo. Adiada hora de partida de missão portuguesa para a Turquia

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas