Um cão, de nome Pamuk, foi encontrado com vida nos destroços de um prédio na cidade de Iskenderun, na Turquia, depois do sismo que abalou o país, na madrugada de segunda-feira.
O animal tinha o corpo todo soterrado. As equipas de resgate deram água ao patudo, enquanto retiravam os pedaços de cimento.
Ao que tudo indica, testemunhas no local afirmaram à agência de notícias Reuters que o cão ficará ao cuidado dos vizinhos do seu dono.
Também um gato foi salvo pelos bombeiros na Turquia. Aparentemente em sofrimento, o pequeno felino recebeu uma massagem cardíaca e oxigénio, diante do desespero da dona, que, no final, pode abraçar o seu animal de estimação.
The cutest and emotional recovery 🥺️. Salute to rescue team for the effort . Every life is important ️#Turkey#Syria#TurkeyQuake#TurkeySyriaEarthquake pic.twitter.com/t4J5jKrjSa
— Arbab Shafiq 🇵🇰🇵🇸🇹🇷🇸🇾 (@ArbabShafiq2) February 9, 2023
Nas últimas horas temos assistido a várias notícias de resgates de crianças e bebés vivos depois de várias horas sob os escombros.
Na quarta-feira, já tínhamos noticiado o salvamento de um cão, que ficou preso nos escombros durante 55 horas, na cidade turca de Hatay.
As autoridades, profissionais de saúde e centenas de voluntários têm trabalhado sem tréguas nas últimas horas, à medida que a probabilidade de encontrar mais sobreviventes se vai tornando mais escassa.
Recorde-se que mais de 20.500 pessoas morreram no terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter registado às 04h17 (01h17 em Lisboa) de segunda-feira, na Turquia, perto da fronteira com a Síria.
Leia Também: Resgatada após 72h, criança rejeita água por ainda não ter sido examinada