Cinco camiões transportando ajuda para as vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira cruzaram hoje o ponto de passagem de Alican, na província de Igdir, disse Anadolu, que publicou uma foto dos caminhões.
A ajuda humanitária enviada pela Arménia atravessou a ponte Margara na fronteira entre a Arménia e a Turquia e dirige-se para as áreas afetadas pelo terremoto, escreveu o vice-ministro arménio dos Negócios Estrangeiros, Vahan Kostanayna, no Twitter, citado pela agência noticiosa Anadolu.
Segundo a agência turca, este ponto de passagem foi especialmente aberto em 1988 para enviar ajuda à Arménia, afetada por um sismo na capital Yerevan e cujo número de vítimas é estimado entre 25.000 e 30.000 mortos.
Os dois países, divididos pela memória do genocídio arménio em 1915 e pelo conflito de Nagorno-Karabakh, têm tido contactos desde dezembro de 2021 através de enviados especiais que se reuniram diversas vezes em Viena para discutir a normalização das suas relações.
Os voos comerciais entre os dois países também foram retomados em fevereiro de 2022.
A Síria e a Turquia foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.
Os sismos já provocaram mais de 25 mil mortos, dos quais mais de 20 mil na Turquia e quase 3.500 na Síria.
Leia Também: À procura de vida nos escombros de Antáquia após sismo na Turquia