'Besta do Leste'? "80% de probabilidade" de atingir Reino Unido este mês
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, citado pelo Independente, é "provável" que ocorra um aquecimento estratosférico repentino (SSW) nas próximas semanas - que acontece quando há as temperaturas estratosféricas polares aumentam até cerca de 50°C - podendo mudar o tempo em terra.
© Reuters
Mundo Tempo
A Inglaterra e Escócia preparam-se para um novo fenómeno meteorológico como o que causou a tempestade 'Besta do Leste' em 2018 - que causou forte queda de neve na Irlanda em março de 2018 -, avançou o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido (Met Office).
Segundo o serviço, citado pelo Independente, é "provável" que ocorra um aquecimento estratosférico repentino (SSW) nas próximas semanas - que acontece quando há as temperaturas estratosféricas polares aumentam até cerca de 50°C - podendo mudar o tempo em terra.
"Há mais de 80% de probabilidade de ocorrer um fenómeno de aquecimento estratosférico", referiu Adam Scaife, meteorologista no Met Office.
No entanto, o meteorologista acrescenta que ainda é muito cedo para prever o impacto que terá no clima.
Já em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, Portugal e Espanha foram atingidos por uma massa de ar frio da 'Besta do Leste', que atingiu a Europa do Sul.
Em fevereiro de 2018, o Reino Unido e a Irlanda foram atingidos por um grave período de frio e neve intensa durante a última semana, que durou 10 dias. O impacto da 'Besta do Leste' foi agravado pela chegada da tempestade Emma.
Na altura, as temperaturas chegaram até aos -11ºC durante a noite de 27 de fevereiro, que provocaram o fecho de muitas escolas durante vários dias.
Leia Também: Sismo. Mortos continuam a aumentar enquanto o frio dificulta operações
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com