Ser médico não é fácil e há casos que são um verdadeiro quebra-cabeças até chegar a um diagnóstico, tal como aconteceu com um caso partilhado no Twitter por um profissional de saúde e que deixou os utilizadores verdadeiramente curiosos.
Em causa está um paciente que chegou ao serviço de urgência com as mãos azuis e sem quaisquer outros sintomas. As imagens foram divulgadas pela conta de Twitter '@AleGinzo_MD', médico do Paraguai, que decidiu revelar todos os passos pelos quais passou até chegar a um diagnóstico.
"Um doente jovem vem por uma coloração azulada das mãos, sem qualquer doença subjacente", começou por escrever, ao partilhar as imagens.
Paciente joven acude por coloración azulada de manos, sin ninguna enfermedad de base pic.twitter.com/JFMGQKUtXt
— Ale Ginzo_MD (@AleGinzo_MD) February 15, 2023
"Verificam-se os sinais vitais, auscultam-se os batimentos cardíacos, procura-se a história reumatológica... Tudo normal", indicou.
O médico revelou depois os diagnósticos que considerava. "Surge: 1. Acrocianose; 2. Provável doença viral com repercussão distal; 3. Trombose por estado de hipertrombinemia por quadro viral recorrente: 4. Vários outros diagnósticos".
No entanto, a coloração "não melhorava", apesar de o paciente "ter sinais vitais estáveis" e não apresentar "outras doenças".
"Como foi resolvido este caso enigmático? Qual foi o diagnóstico?", perguntou o médico, antes de fazer a grande revelação, à medida que os utilizadores tentavam perceber o sucedido.
"O paciente refere ter comprado jeans novas e o uso constante de álcool em spray. Ele limpou as mãos com álcool e apoiou-as nos jeans novos. Resultado... MÃOS AZUIS. Tratamento: Higienize as mãos antes de ir à urgência", contou, provocando um momento de humor entre os internautas.
Leia Também: Três jovens detidos em Espanha por roubarem trotinetes a menores