Ministra alemã diz que Putin tem de virar 360º (e Medvedev não perdoou)

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha disse Putin tem de dar "volta de 360º" para a Ucrânia voltar a estar em segurança.

Notícia

© Johannes Simon/Getty Images

Notícias ao Minuto
19/02/2023 18:06 ‧ 19/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Annalena Baerbock

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou, no sábado, que a Ucrânia só voltará a ficar segura se o presidente russo, Vladimir Putin, der “uma volta de 360º”.

O erro matemático da ministra alemã não passou despercebido e já mereceu críticas do ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev. 

Numa palestra, à margem da Conferência de Segurança de Munique, ao lado do secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken, e do ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, a ministra alemã foi questionada sobre se existe “alguma hipótese de a Ucrânia estar segura a longo prazo” se Putin continuar no cargo de presidente. “Se ele não der uma volta de 360 graus, não”, respondeu Baerbock.

Na rede social Twitter, Medvedev apelidou a ministra de “ignorante” e garantiu que a Rússia irá cumprir o pedido de se “manter na mesma”. 

“É realmente divertido que pessoas tão ignorantes governem a Europa. Annalena Baerbock disse que ficaria feliz se Moscovo virasse a sua posição 360º. Ou seja, mantê-la na mesma”, começou por afirmar.

E acrescentou: “Sem dúvida, master em geometria, é assim que vai ser. Vamos manter a nossa posição”. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Medvedev acusa Stoltenberg de preferir III Guerra a vitória russa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas