Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 23º

Rússia acusa Ucrânia de preparar invasão em região pró-russa da Moldova

A região pró-russa da Transnístria mantém uma presença significativa de tropas russas e o governo de Chisinau tem acusado o Kremlin de incentivar a sentimentos separatistas.

Rússia acusa Ucrânia de preparar invasão em região pró-russa da Moldova

O Ministério da Defesa russo afirmou esta madrugada que as forças ucranianas estão a preparar uma "provocação armada" na Transnístria, uma região da Moldova com uma população e um governo regional pró-russos e separatistas.

As denúncias do Kremlin surgem numa altura em que Moldova, cujo governo central tem-se aproximado da União Europeia e do ocidente, avisou que os russos poderão estar a fomentar um golpe de Estado no país.

Através do Telegram, o governo da Rússia afirmou que "num futuro próximo, o regime de Kyiev está preparando uma provocação armada contra a república moldava da Transnístria, que será realizada por unidades das forças armadas da Ucrânia, inclusive com o envolvimento da formação nacionalista Azov".

"Para levar a cabo isto, os sabotadores ucranianos que participarem na invasão encenada serão vestidos com uniformes das Forças Armadas da Federação Russa", argumentou o Kremlin.

A Transnístria continua a ser um foco de grande divisão e preocupação na Moldova. A região mantém uma população russófona e pró-Kremlin, depois de, no início dos anos 90, após a dissolução da União Soviética, ter havido um conflito armado entre os separatistas e as forças do governo.

Como parte dos acordos de paz entre a Moldova e as forças separatistas, a Rússia mantém tropas na região, embora recentemente o governo de Chisinau tenha exigido que estas tropas sejam retiradas e argumentando que são uma ameaça à sua soberania.

O novo governo moldavo, que assumiu uma posição europeísta aquando da tomada de posse este mês, tem alertado para as provocações cada vez maiores por parte da Rússia. Ao longo da guerra na Ucrânia, têm sido recorrentes as invasões ao espaço aéreo do país de mísseis e caças russo em direção ao território ucraniano e, recentemente, houve uma manifestação pró-russa nas ruas da capital.

Leia Também: Moldova exige que Rússia retire tropas da região da Transnístria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório