A polícia da região de Reading, no Reino Unido, vai poder fazer rusgas aleatórias a partir desta sexta-feira, depois de relatos de grupos de pessoas armadas com espadas de samurai e machetes pelas ruas da cidade.
Num comunicado divulgado na madrugada desta sexta-feira, a polícia de Thames Valley, que cobre a cidade de Reading, anunciou que foi posta em prática uma ordem especial que dá poderes especiais às autoridades, no âmbito de um "incidente de ordem pública".
Segundo as autoridades, citadas pelo tabloide The Mirror, um grupo de oito pessoas foi vista numa rua com as armas brancas em causa, a fazer estragos em veículos.
Não foram registados quaisquer feridos.
A polícia argumenta que há um risco sério de violência, pelo que os agentes terão permissão para fazer rusgas e inspecionar os cidadãos sem um motivo que justifique a intervenção policial.
"Entendemos que uma ordem desta natureza possa causar preocupações, mas apesar de soar alarmante, melhorar os nossos poderes de rusga dá-nos uma outra tática para identificar rapidamente os que carregam armas", disse o inspetor Tom Day, no comunicado.
Leia Também: EUA. Jovem feriu polícias com machete em ataque com contornos jihadistas