O tráfico ferroviário, que foi interrompido após a colisão frontal de dois comboios em Tempe, a 350 quilómetros de Atenas, "vai ser retomada gradualmente a partir de 22 de março", indicou Gerapetritis, citado num comunicado dos caminhos-de-ferro.
A nota informativa precisa que o tráfico será retomado inicialmente "com o comboio interurbano [de passageiros] que faz a ligação entre o porto do Pireu, perto de Atenas, ao aeroporto internacional" Eleftherios Venizelos na capital grega, mas também com o comboio de mercadorias que liga Thriasio na província de Ática a Salónica (norte) e com os comboios regionais no norte do país.
Em 27 de março serão os comboios locais que estabelecem a ligação das cidades do Peloponeso (sudoeste) que vão recomeçar a atividade, enquanto o tráfego de passageiros que liga Atenas e Salónica apenas será retomado em 01 de abril.
Foi no meio desta linha, perto da cidade de Larissa (centro), que ocorreu em 28 de fevereiro a colisão entre um comboio de passageiros e um comboio de mercadorias, o pior acidente que a Grécia registou nos últimos anos.
Este acidente foi essencialmente atribuído a "um erro" do chefe da estação de Larissa, que foi indiciado e colocado em prisão preventiva.
No entanto, o acidente revelou as "patologias crónicas motivadas por omissões ou pela indiferença" dos governos nos últimos anos e suscitou uma forte reação popular no país contra o atual Governo conservador, que prescindiu de proceder à modernização da segurança dos caminhos-de-ferro gregos.
Leia Também: Primeiro-ministro grego diz que tensão com Turquia diminuiu após desastre