A Ucrânia recebeu os três tanques Leopard 2 doados por Portugal e os 18 prometidos pela Alemanha, informou, esta segunda-feira, uma fonte de segurança.
Além dos 18 tanques de batalha, chegaram ainda 40 veículos de combate de infantaria alemães Marder e dois veículos blindados de recuperação a território ucraniano.
Entretanto, o chanceler alemão, Olaf Scholz, confirmou a entrega dos tanques blindados à Ucrânia.
"Sim, entregámos tanques Leopard, como anunciado", declarou Scholz numa conferência de imprensa em Roterdão, nos Países Baixos, confirmando uma informação também publicada pela revista semanal Der Spiegel, segundo a qual 18 tanques Leopard 2 foram entregues a Kyiv.
Segundo a publicação, os "últimos tanques deixaram a Alemanha no final da semana passada e foram já entregues" à Ucrânia.
O governo de Olaf Scholz manteve o itinerário de entrega "em segredo" por "razões de segurança".
O exército alemão treinou operacionais ucranianos para operar os veículos, bem como tropas para operar os veículos Marder durante várias semanas em campos de treino em Muenster e Bergen, no norte da Alemanha.
De recordar que, no final de janeiro, Berlim tinha-se comprometido a colocar à disposição da Ucrânia, juntamente com outros países, cerca de 30 tanques de combate Leopard 2 para ajudar Kyiv contra a ofensiva russa iniciada há mais de um ano.
Semanas depois, a Alemanha anunciou o envio de 14 veículos blindados Leopard 2 para a Ucrânia, no final de março, aos quais se juntaram os três anunciados por Portugal.
O que são os Leopard 2?
O Leopard 2 é um carro de combate desenvolvido no início dos anos 70, e as diferentes versões têm servido nas forças armadas da Alemanha e de outros países europeus, bem como de países não europeus.
A versão Leopard 2A6 distingue-se das anteriores (A1 a A4), devido á sua blindagem de terceira geração, como é explicado no site do exército português, e relativamente à versão A5, possui uma peça mais moderna, com maior alcance, que garante vantagem tática no campo de batalha.
[Notícia atualizada às 19h23]
Leia Também: Nove países já se comprometeram a entregar 150 tanques Leopard à Ucrânia