Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Ucrânia acusa Rússia de usar táticas de "terra queimada" em Bakhmut

Ainda assim, o comandante das forças ucranianas apontou que a defesa da cidade segue firme, assegurando que "a situação é difícil, mas controlável".

Notícias ao Minuto

10:09 - 10/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O comandante das forças ucranianas, Oleksandr Syrskyi, acusou as tropas de Moscovo de estarem a usar táticas de “terra queimada” em Bakhmut, esta segunda-feira.

“O inimigo mudou para as chamadas táticas de terra queimada da Síria. Está a destruir edifícios e posições de defesa com ataques aéreos e de artilharia”, disse o responsável, citado pela agência Reuters.

Ainda assim, Syrskyi apontou que a defesa da cidade segue firme, assegurando que “a situação é difícil, mas controlável”.

De acordo com o comandante, as forças russas estão a empenhar forças especiais e unidades de assalto no ataque a Bakhmut, uma vez que os membros do Grupo Wagner estão "exaustos".

De notar que, no sábado, o relatório militar do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia indicou que decorriam "combates ferozes e as tropas russas [tentavam] controlar toda a cidade".

Além de Bakhmut, Moscovo estará a dar prioridade às cidades de Lyman, Avdiivka e Marinka, todas situadas na província de Donetsk, no leste do país

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 8.401 civis desde o início da guerra e 14.023 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.

Assista às imagens na galeria acima.

Leia Também: Soldados russos e ucranianos travam combate "feroz" em Bakhmut

Recomendados para si

;
Campo obrigatório