A organização sem fins lucrativos 'Gun Violence Archive' distingue um tiroteio em massa - quando pelo menos quatro pessoas são baleadas mortalmente, excluindo o atirador - de assassínio em massa - quando quatro ou mais pessoas morrem além do perpetrador.
Nesse sentido, os Estados Unidos (EUA) já registaram mais de 140 tiroteios em massa e 15 assassínios em massa desde o início de 2023, com o Presidente norte-americano, Joe Biden, a criticar os Republicanos do Congresso por não alterarem as leis que regulam a posse de armas de fogo no país.
Eis uma lista de outros episódios de violência armada nos Estados Unidos nos últimos 12 meses:
NASHVILLE, TENNESSEE
Três estudantes e três adultos foram mortos dentro da The Covenant School em Nashvill,e em 27 de março. O suspeito, uma ex-aluna, foi morto pela polícia.
HALF MOON BAY, CALIFÓRNIA
Um agricultor matou sete pessoas em tiroteios consecutivos num caso de violência no local de trabalho em duas quintas de cogumelos do norte da Califórnia, em 23 de janeiro. O suspeito foi detido e enfrenta agora a justiça.
MONTEREY PARK, CALIFÓRNIA
Um homem de 72 anos matou 11 pessoas e feriu outras nove num tiroteio num baile do Ano Novo Lunar em Monterey Park, em 21 de janeiro. O suspeito morreu mais tarde devido a um aparente ferimento de bala autoinfligido.
CHESAPEAKE, VIRGÍNIA
O gerente de um supermercado da cadeia Walmart em Chesapeake matou seis pessoas e feriu outras seis durante uma reunião de funcionários, em 22 de novembro. A polícia diz que o suspeito cometeu suicídio posteriormente.
COLORADO SPRINGS, COLORADO
Cinco pessoas foram mortas e 17 ficaram feridas quando um atirador de 22 anos abriu fogo com uma arma semiautomática dentro de uma discoteca 'gay' em Colorado Springs, em 19 de novembro. O suspeito, que foi dominado por clientes, aguarda julgamento.
RALEIGH, CAROLINA DO NORTE
Um adolescente de 15 anos supostamente matou cinco pessoas e feriu outras duas num tiroteio em Raleigh, em 13 de outubro. O suspeito escapou dos agentes policiais durante horas, antes de ser encurralado numa casa e detido.
HIGHLAND PARK, ILLINOIS
Seis pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas quando um homem armado abriu fogo a partir de um telhado num desfile do Dia da Independência, em 04 de julho no subúrbio de Highland Park, em Chicago. O suspeito aguarda julgamento.
BIRMINGHAM, ALABAMA
Pelo menos duas pessoas morreram e outra foi hospitalizada em 16 de junho após um tiroteio na Igreja Episcopal de St. Stephen, num subúrbio de Birmingham. A polícia disse que um suspeito está sob custódia.
DUNCANVILLE, TEXAS
A polícia matou um homem que disparou vários tiros em 13 de junho num pavilhão em Duncanville, onde pelo menos 150 crianças participavam num acampamento de verão.
CHATTANOOGA, TENNESSEE
Três pessoas morreram e 14 ficaram feridas num tiroteio em 05 de junho em frente a um restaurante na cidade de Chattanooga. Três pessoas foram presas.
FILADÉLFIA
Três pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas em 04 de junho num quarteirão movimentado de Filadélfia durante um confronto que foi seguido por disparos aparentemente aleatórios.
DAYTON, OHIO
Um prisioneiro que estava a ser tratado num hospital disparou e matou um segurança em 01 de junho, apontando ainda a arma para outras pessoas, tendo acabado por se suicidar num estacionamento.
TULSA, OKLAHOMA
Um atirador matou o seu cirurgião e três outras pessoas num consultório médico também em 01 de junho. O atirador matou-se quando a polícia chegou ao local.
UVALDE, TEXAS
Um atirador de 18 anos matou 19 crianças e dois adultos na Robb Elementary School em 24 de maio, naquele que se tornou no tiroteio escolar mais mortal em quase uma década. Mais de 15 outras pessoas ficaram feridas. A polícia matou o agressor.
CHICAGO
Um tiroteio matou duas pessoas e feriu outras sete em 19 de maio, a poucos quarteirões do distrito comercial de Magnificent Mile, em Chicago. Dois homens foram formalmente acusados.
LAGUNA WOODS, CALIFÓRNIA
Uma pessoa foi morta e outras cinco ficaram feridas em 15 de maio, após um homem ter disparado contra paroquianos taiwaneses no sul da Califórnia. As autoridades disseram que o atirador foi motivado pelo ódio a Taiwan. Ele foi acusado de homicídio, entre outras acusações.
BUFFALO, NOVA IORQUE
Um atirador branco abriu fogo em 14 de maio num supermercado num bairro predominantemente negro de Buffalo, matando 10 pessoas. Foi acusado de crimes federais de ódio que podem levar à pena de morte se for condenado.
Leia Também: Fentanil? EUA classificam medicamento veterinário como "ameaça emergente"