De visita ao Brasil, o ministro do Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, transmitiu, esta segunda-feira, um convite do chefe de Estado russo, Vladimir Putin, para que o seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, visite a Rússia.
A informação, segundo a RIA Novosti, foi avançada em conferência de imprensa por Mauro Vieira, ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro.
"O Sr. Lavrov também transmitiu o convite do presidente Putin ao presidente Lula para organizar uma visita oficial à Rússia", disse o governante brasileiro.
"E trabalharemos para determinar datas que sejam convenientes para ambos os lados", acrescentou ainda.
Sublinhe-se que, no início do mês de abril, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, revelou que este convite de Putin já havia sido feito numa reunião com o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República do Brasil, Celso Amorim, com quem se reuniu em Moscovo.
A oficialização do convite, no entanto, surge numa altura em que Lula da Silva tem estado sob fogo devido às suas mais recentes declarações sobre a guerra na Ucrânia.
No sábado, o presidente brasileiro defendeu, no final de uma visita à China, que os Estados Unidos devem parar de "encorajar a guerra" na Ucrânia e a União Europeia deve "começar a falar de paz".
Leia Também: Ucrânia. MNE ucraniano cético quanto a êxito de esforços de paz