Wall Street fecha em alta na expectativa de uma série de resultados

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta ligeira uma sessão de altos e baixos, com pouco movimento, na véspera de numerosas apresentações de resultados trimestrais pelas cotadas.

Notícia

© iStock

Lusa
17/04/2023 23:55 ‧ 17/04/2023 por Lusa

Mundo

Wall Street

Os resultados definitivos indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,30%, o tecnológico Nasdaq progrediu 0,28% e o alargado S&P500 avançou 0,33%.

"Tivemos a surpresa de um indicador Empire State de atividade na região de Nova Iorque, que passou de negativo a positivo", observou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities.

Este índice relativo à atividade industrial na região nova-iorquina em abril voltou a indicar crescimento, o que acontece pela primeira vez desde há cinco meses, graças a uma subida das encomendas.

Este índice, construído pelo banco da Reserva Federal (Fed) em Nova Iorque, vai ser complementado na quinta-feira pelo homólogo relativo à região de Filadélfia.

"Mas a subida dos rendimentos obrigacionistas e a valorização do dólar também pesaram sobre a tendência (bolsista), porque os investidores consideram que a Fed vai continuar a subir a sua taxa de juro de referência, desta vez em 25 pontos-base em maio", acrescentou o analista.

O rendimento da obrigação do Tesouro a 10 anos subiu para 3,59% dos 3,51% de sexta-feira, ao passo que o do título a dois anos ainda mais sensível à subida da taxa da Fed, avançava para 4,19%, depois dos 4,09% de sexta-feira.

O volume das transações permaneceu fraco, com os investidores a expectantes antes da divulgação de uma série de resultados trimestrais na terça-feira.

"O início da época de resultados está a ser demasiado boa para ser verdade", comentou Edward Moya, analista da Oanda, destacando que, com os bons resultados dos bancos JPMorgan e Citigroup divulgados na semana passada, "a época de resultados conheceu o seu melhor início desde 2012".

Mas relativizou: "o pessimismo era tão grande que as estimativas (dos analistas) foram todas revistas em baixa, o que conduziu a que todos os anúncios as ultrapassassem".

Para terça-feira são esperados os resultados dos bancos Goldman Sachs e Bank of America, bem como os do grupo Lockheed Martin (defesa) e do laboratório Johnson and Johnson e ainda os da Netfli, com os da Tesla aguardados para quarta.

Vários discursos de membros da Fed vão também estar sob forte escrutínio, quando faltam duas semanas para a próxima reunião do seu comité de polícia monetária (FOMC, na sigla em Inglês), em 02 e 03 de maio.

Entre as cotadas, o destaque do dia foi para a Alphabet, que recuou 2,78%, depois de uma entrevista do chefe da Google, Sundar Pichai, que convidou a evitar precipitações na aplicação da inteligência artificial (IA).

As mudanças que a IA vai trazer "são mais profundos do que as trazidas pelo fogo ou pela eletricidade ou tudo o que já se fez", disse, acrescentando que os comportamentos desta tecnologia "não estavam totalmente compreendidos".

Leia Também: Wall Street segue hesitante à espera de resultados de empresas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas