O Hospital San Rafael, na Corunha, Galiza, está a aplicar uma técnica pioneira de cirurgia coluna vertebral para intervir de forma o menos invasiva possível com sedação mínima, o que permite ao paciente estar acordado.
Ao que noticia o La Voz de Galicia, um exemplo é o caso de Jesús González Diéguez, que passou por uma cirurgia a uma hérnia discal sem anestesia geral, enquanto estava acordado a falar com os médicos. No mesmo dia, o paciente foi para casa pelo próprio pé.
"Perguntavam-me [os médicos] se estavam bem aqui ou ali, se tinha algum desconforto ou não. E eu dizia-lhes que tudo estava perfeito", contou Jesús, sobre o momento em que foi operado.
Segundo o paciente, também foram dadas "algumas risadas" e as conversas com os médicos foi "como se estivéssemos num bar". "Quando me disseram que tinha acabado, não acreditei. Foi incrível", acrescentou.
O paciente, que foi um dos primeiros a participar no programa de cirurgia com uma única incisão à coluna vertebral com o paciente acordado ou com sedação mínima, diz não ter sentido dor durante todo o processo. "Fui para casa sem medicação e sem dores. Foi incrível", explicou.
O programa, pioneiro não só em Espanha, mas também na Europa, foi desenvolvido "com o objetivo de minimizar os riscos associados à anestesia geral e acelerar a recuperação do paciente sem dor".
"Duas horas depois da operação, os pacientes que se submetem a esta intervenção caminham e às seis da tarde estão em casa. Não há sangramento, não há risco de infeções e não há danos estruturais na coluna. É uma operação muito menos dolorosa e a recuperação muito mais rápida", esclareceu o cirurgião que operou Jesús.
Segundo o médico, os pacientes são apenas anestesiados nas pernas com uma injeção epidural, permitindo-lhes recuperar da sensação de dormência após meia hora da intervenção, sem dor e sem necessidade de analgésicos.
Leia Também: Condutor surpreendido por três lobos em estrada na Galiza. Um morreu