"Trata-se de um ato ilegal, uma incursão num local diplomático", disse o embaixador da Rússia colocado em Varsóvia, Sergei Andreyev, num vídeo difundido pela agência estatal russa Ria Novosti, sublinhando que a Rússia irá responder com base no "princípio da reciprocidade".
A Polónia confiscou o edifício do liceu russo em Varsóvia, informou este sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco.
"O edifício passa a pertencer à Câmara Municipal de Varsóvia", afirmou o porta-voz do ministério, Lukasz Jasina, em declarações citadas pela AFP, explicando que se tratava de uma "apreensão de oficial de justiça" em nome do município.
Há um ano, a Câmara Municipal de Varsóvia confiscou um antigo local diplomático russo, objeto de um litígio jurídico entre a Polónia e a Rússia e apelidado pelos habitantes de Varsóvia de "ninho de espiões", para o ceder à Ucrânia, que luta contra as forças russas.
Na altura, os edifícios tinham cerca de dez andares e foram construídos na década de 1970 no sul da capital, tendo sido utilizados no passado por diplomatas soviéticos e depois pela embaixada russa.
Leia Também: AO MINUTO: Carta pede libertação de Navalny; Grupo Wagner pode acabar?