Elisabeth Borne considera "inaceitáveis" as "cenas de violência" em Paris
Milhares de pessoas voltaram a sair à rua nas principais cidades de França, em protesto contra a reforma das pensões. Registaram-se vários incidentes com pelo menos 68 detenções e vários feridos.
© Getty Images
Mundo França
A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, reagiu aos confrontos ocorridos esta segunda-feira, contra a reforma das pensões do Governo de Emmanuel Macron, no âmbito da manifestação do Dia Internacional do Trabalhador, em Paris, declarando o seu "apoio" às autoridades.
"Em muitas cidades de França, este 1.º de Maio foi um momento de mobilização responsável e compromisso. As cenas de violência à margem dos cortejos são inaceitáveis", afirmou a governante francesa, numa publicação na rede social Twitter, na qual ainda deixou claro o seu "apoio" à polícia na "aplicação da lei".
Dans de nombreuses villes de France, ce 1er mai a été un moment de mobilisation et d’engagement responsables. Les scènes de violence en marge des cortèges en sont d’autant plus inacceptables.
— Élisabeth BORNE (@Elisabeth_Borne) May 1, 2023
Soutien à nos forces de l’ordre.
De notar que milhares de pessoas voltaram hoje a sair à rua nas principais cidades de França, em protesto contra a reforma das pensões do Governo de Emmanuel Macron, promulgada em 15 de abril, no qual foram registados vários incidentes com pelo menos 68 detenções e vários feridos, incluindo um polícia que ficou gravemente ferido.
Os sindicatos convocaram mais de 300 protestos e manifestações em todo o país apesar de a reforma - que passa para os 64 anos de idade - ter sido aprovada. No total, estima-se que 1,5 milhões de pessoas possam juntar-se às manifestações.
Para esta manifestação foram destacados 12 mil polícias para vários locais do pais já que era previsível que seria um protesto que atrairia elementos violentos organizados vindos um pouco de toda a Europa.
Leia Também: Confrontos entre polícia e manifestantes em Paris. Já há 68 detidos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com