O país passará a celebrar esse dia a 08 de maio, com o "mundo livre", acrescentou Zelensky.
"Esta é a história do nosso povo, dos nossos aliados, do mundo livre. Hoje devolvemo-la ao nosso povo", afirmou o Presidente ucraniano num discurso em vídeo no marco da celebração do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Zelensky acrescentou também que irá apresentar hoje ao parlamento ucraniano um projeto de lei que declara 08 de maio como "Dia da memória e da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial" no país e um decreto que marca o dia 09 de maio como "Dia da Europa", à semelhança dos países da União Europeia.
Os países ocidentais celebram a rendição alemã no conflito mundial a 08 de maio, mas Moscovo manteve a data de 09 de maio devido à diferença de fusos horários.
"Todos os anos, a partir de amanhã, 09 de maio, celebraremos a nossa unidade histórica, a unidade de todos os europeus que destruíram o nazismo e que derrotarão (a Rússia)", destacou Zelensky.
O discurso ocorre na véspera de um grande desfile militar em Moscovo, que terá a participação do presidente russo Vladimir Putin.
O dia 09 de maio tornou-se uma data central para o nacionalismo russo, que se refere à guerra contra o nazismo como a "Grande Guerra Patriótica" e destaca apenas o papel da URSS na vitória.
Desde 2015, as comemorações ucranianas do fim da Segunda Guerra Mundial acontecem não só no dia 09 de maio mas também a 08 de maio, como sinal de aproximação à tradição europeia.
Leia Também: Zelensky diz que a Rússia será derrotada da mesma forma que o nazismo