"Rita [Lee] ajudou a transformar música brasileira com sua criatividade"
O presidente do Brasil reagiu à morte da artista brasileira Rita Lee.
© Getty
Mundo Rita Lee
Lula da Silva, presidente do Brasil, enviou um "abraço fraterno" aos filhos, familiares e amigos de Rita Lee, a cantora e compositora brasileira que morreu esta segunda-feira, aos 75 anos.
"Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro", considerou o chefe de Estado no Twitter, onde rematou: "Rita, agora falta você."
Lula considerou Lee "um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira", uma artista "à frente do seu tempo", que "julgava inapropriado o título de rainha do rock", mas cujo apelido "faz jus a sua trajetória".
"Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte", disse o presidente do Brasil.
Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória.
— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023
Rita ajudou a transformar a…
Rita Lee morreu na noite de segunda-feira, aos 75 anos, em São Paulo, vítima de um cancro de pulmão, contra o qual lutava desde 2021. A cantora e compositora é um dos ícones da música brasileira, com especial ênfase no Rock and Roll.
É especialmente conhecida pela fundação da banda Os Mutantes. O álbum '3001' valeu-lhe o em 2001 o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. Seguiram-se outras cinco nomeações ao prémio e em 2022 o galardão de Excelência Musical pelo conjunto da sua obra.
Leia Também: Filho de Rita Lee comove após morte da mãe. "Estou sem chão, arrasado"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com