Republicanos acusam clã Biden de fazer negócios opacos com o estrangeiro

Os republicanos disseram quarta-feira que membros da família de Joe Biden e associados receberam com grande opacidade quase 10 milhões de dólares (cerca de 9,13 milhões de euros) de empresas estrangeiras, em particular chinesas e romenas.

Notícia

© REUTERS/Jonathan Ernst

Lusa
11/05/2023 06:32 ‧ 11/05/2023 por Lusa

Mundo

EUA

De acordo com a AFP, as acusações fazem parte de uma campanha de longa data voltada para casos controversos que envolvem Hunter Biden, filho do presidente democrata.

A direita acusa-o de ter capitalizado o nome e a agenda do pai, quando este era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), para celebrar contratos duvidosos em vários países.

Num relatório publicado hoje, os republicanos eleitos de um comité parlamentar responsável por supervisionar o executivo referem que outros membros da família, incluindo o irmão ou a nora do presidente, terão alegadamente feito negócios na China ou na Roménia.

A análise inclui extratos bancários, obtidos graças ao poder de investigação da comissão, e os republicam consideram que pessoas próximas a Joe Biden criaram uma rede nebulosa de empresas para ocultar a origem dos fundos.

"A falta de transparência em torno dos assuntos internacionais da família Biden levanta questões importantes para a segurança nacional", escrevem, acrescentando que quando "o vice-presidente Biden deu aulas de ética e contra a corrupção na Roménia, Hunter Biden recebeu" alegadamente "mais de um milhão de dólares de uma empresa controlada por um romeno acusado de corrupção".

O relatório não imputa nenhum ato ilegal aos Bidens e nunca faz uma ligação direta com o presidente americano, mas em conferência de imprensa Byron Donalds disse estar convencido de que "Joe Biden estava ciente".

Em comunicado, os democratas que integram a comissão acusam os colegas republicanos de terem "optado por informações enganosas".

Quanto à Casa Branca, considerou "absurdo" acusar Joe Biden de servir os interesses da China, "com base em alegações infundadas e ataques pessoais", abstendo-se de entrar em detalhes.

Leia Também: Biden acusa republicanos de fazerem a economia "refém"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas