Nova Iorque lança conjunto de vídeos para orientar processo de imigração

A Câmara de Nova Iorque lançou esta sexta-feira uma série de vídeos com informações jurídicas para imigrantes que procuram asilo nos Estados Unidos e que não param de chegar a esta metrópole desde agosto do ano passado.

Notícia

© Leonardo Munoz/VIEWpress

Lusa
13/05/2023 06:49 ‧ 13/05/2023 por Lusa

Mundo

Migrações

Os vídeos, em inglês e espanhol, contêm informações importantes sobre o processo de imigração, incluindo o papel do Departamento de Imigração e Serviço de Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla em inglês), como atualizar a morada junto das agências federais, como entender os documentos de imigração e o que esperar das consultas com o ICE e os tribunais de imigração.

Mais de 65.000 imigrantes, a maioria venezuelanos, chegaram a Nova Iorque desde o ano passado, dos quais mais de 39.400 estão em abrigos e 120 hotéis alugados pela cidade para acomodá-los.

Estes recebem alimentação, serviços sociais e legais e escolas para crianças.

A situação levou à abertura de 130 abrigos de emergência, após a saturação dos abrigos da cidade e oito centros de ajuda humanitária.

Também foi aberto um centro para capacitar requerentes de asilo com vários recursos ou matricular crianças em escolas, serviços aos quais se somam agora estes vídeos.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, sublinhou, em comunicado, que com estes vídeos os imigrantes estarão mais bem informados para lidar com os complexos problemas de imigração que enfrentam.

"Com os serviços jurídicos escassos e os provedores jurídicos sobrecarregados, esta administração está a adotar uma postura proativa para garantir que os requerentes de asilo tenham as informações de que precisam para entender o seu caso de imigração e o nosso sistema jurídico", realçou, por sua vez, o responsável a autarquia para os Assuntos do Imigrante, Manuel Castro.

Estes vídeos estarão disponíveis em vários canais de comunicação social e serão reproduzidos em abrigos de emergência, Centros de Resposta e Auxílio a Emergências Humanitárias (HERRC) e outros locais.

Leia Também: EUA reforçam apoio a Amy Pope para substituir António Vitorino na OIM

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas