Equipas de resgate encontraram, esta quarta-feira, com vida quatro crianças indígenas que estavam perdidas há 17 dias na Amazónia colombiana, na sequência de um acidente de aviação.
Segundo revelam as Forças Militares da Colômbia, terá sido um dos seus cães a dar o primeiro passo para que a descoberta fosse feita.
Segundo reportam na sua página de Twitter, terá sido 'Ulisses', um animal das forças especiais, quem encontrou objetos pertencentes às crianças, ajudando a partir daqui a chegar ao encontro das mesmas. As crianças, recorde-se, estavam abrigadas num esconderijo improvisado.
Entre esses pertences, segundo as imagens, estariam elásticos de cabelo e uma tesoura.
A descoberta do animal, e que já havia sido anunciada antes de encontrarem as crianças, deu aos militares o ânimo necessário para prosseguir com as buscas pelos ocupantes da aeronave Cessna 206.
Este hecho, llena de ánimo y esperanza a las tropas en la zona y se convierte en una nueva señal que orienta las labores de búsqueda y rescate.#OperaciónEsperanza pic.twitter.com/bHYGeeimXE
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) May 17, 2023
As operações de busca e resgate - a que foi dado o nome de 'Operação Esperanza' - terminaram ontem depois de os militares colombianos terem conseguido encontrar as quatro crianças que viajavam no aparelho. Os menores têm, respetivamente, 13, 9 e 4 anos de idade, contando-se ainda um bebé de 11 meses.
Segundo avançaram as próprias Forças Armadas colombianas em comunicado, estavam destacados nesta missão de resgate mais de 100 elementos, "juntamente com 3 canídeos treinados em busca e rastreamento", apoiados por cidadãos indígenas locais.
Leia Também: Quatro crianças encontradas vivas após acidente de aviação na Amazónia