A carta escrita pela mãe de Brian Laundrie antes da morte do jovem de 23 anos foi, esta quinta-feira, divulgada pelo advogado da família de Gabby Petito, a influencer norte-americana de 22 anos assassinada pelo noivo, no verão de 2021. No documento, tal como revelado numa audiência em tribunal, em fevereiro, Roberta Laundrie mostra-se disposta a ajudar o filho a livrar-se de “um corpo” e a escapar à prisão.
“Só quero que te lembres que vou sempre amar-te e sei que vais sempre amar-me. És o meu menino. Nada pode fazer com que pare de te amar, nada irá ou poderá dividir-nos, não importa o que façamos, onde vamos ou o que digamos - sempre nos amaremos”, escreveu Roberta Laundrie, no documento que poderá ler abaixo.
E continuou: “Se estiveres na prisão, farei um bolo com uma lima lá dentro. Se precisares de te livrar de um corpo, aparecerei com uma pá e sacos de lixo. Se voares para a lua, observarei os céus para a tua reentrada. Se disseres que me odeias, mudarei o meu interior.”
A mãe de Brian Laundrie incluiu ainda o versículo bíblico Romanos 8:38, encerrando ao dizer que “nada” os poderia separar – nem o ódio, a fome, ameaças, o pecado, o pensável ou impensável, o tempo ou a distância.
“If you’re in jail I will bake a cake with a file in it. If you need to dispose of a body. I will show up with a shovel and garbage bags.”
— Brian Entin (@BrianEntin) May 25, 2023
This is the Roberta Laundrie “burn after reading” letter she gave to Brian Laundrie.
Sent to me by Petito family attorney. pic.twitter.com/VIiLk3wa4J
A carta estava dentro de um envelope onde se lia ainda “Brian Christopher Laundrie (queimar depois de ler)”.
O documento foi entregue à família Petito na quarta-feira, depois de um tribunal na Florida ter negado o pedido feito pelos Laundrie para a justiça não considerar a carta.
BREAKING! #GabbyPetito update. The “Burn After Reading” letter Brian Laundrie’s mother Roberta Laundrie wrote to her son saying “if you need to dispose of a body I’ll show up with a shovel and garbage bags” has just been released #JusticeForGabby #JusticeForGabbyPetito #HeyJB pic.twitter.com/eJbJj8cGar
— Andy Signore (@andysignore) May 25, 2023
Isto porque, segundo Roberta Laundrie, a carta foi escrita num momento em que a relação entre mãe e filho estava “complicada”, alegadamente antes de os jovens terem partido em viagem.
Contudo, a família Petito considerou que “uma inferência razoável é que a carta foi escrita depois de Gabby ter sido assassinada”, apontando de que se trata de uma prova importante no seu processo contra os Laundrie.
Recorde-se que os pais de Gabby Petito, Joe Petito e Nichole Schmidt, estão a processar Roberta e Christopher Laundrie por danos emocionais, alegando que os pais do noivo da filha recusaram atender as suas chamadas e mensagens quando esta desapareceu. Além disso, acreditam que a família tinha conhecimento de que o filho tinha assassinado a jovem.
© Parker & McConkie
De notar que a família de Gabby está, também, a processar a polícia de Moab, tanto por negligência na contratação e treino dos seus agentes, como pela forma como os seus efetivos lidaram com uma denúncia por violência doméstica, a 12 de agosto daquele ano.
Na altura, uma testemunha disse ter visto Brian a agredir Gabby, tentando tirar-lhe o telemóvel e deixá-la em frente a uma mercearia de Moab. Mais tarde, as autoridades localizaram o casal, tendo a jovem confessado que andavam a discutir mais frequentemente e que tinha agredido Brian numa dessas ocasiões.
Os agentes consideraram, por isso, que a influencer era a agressora na situação, apesar do seu estado fragilizado, recomendando que passassem a noite separados. Na verdade, uma fotografia divulgada pelos advogados da família Petito mostra hematomas, cortes e sangue na cara de Gabby, que terão sido ignorados pelas autoridades, na ótica dos seus entes queridos.
O casal partiu, em julho de 2021, numa viagem pelo país, para visitar os parques nacionais dos Estados Unidos. No entanto, Brian regressou à Florida sozinho, no dia 1 de setembro, o que desencadeou uma busca desenfreada por Gabby, após o alerta da família, no dia 11 de setembro.
O corpo da jovem viria a ser encontrado no Parque Nacional de Grand Teton, a 19 de setembro. Segundo o médico legista, Gabby, que tinha sinais de estrangulamento, foi morta três a quatro semanas antes de ter sido encontrada, pelo que os pais da jovem acreditam que a filha foi assassinada no dia 27 de agosto, de acordo com um processo judicial apresentado este ano.
Também Brian acabou por desaparecer, sendo encontrado morto numa reserva natural daquele estado norte-americano, alegadamente por suicídio. Perto do local, as autoridades localizaram ainda um caderno em que o jovem confessava ser o responsável pela morte de Gabby, de quem estava noivo.
Leia Também: Mãe de Laundrie ter-se-á oferecido para o ajudar "a enterrar corpo"