Israel e Turquia comprometidos a reforçar laços após reeleição de Erdogan

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente turco, Recep Tayip Erdogan, comprometeram-se a reforçar os laços entre os dois países, reativados em 2022, anunciou hoje o gabinete do chefe do Governo de Israel.

Notícia

© Getty Images

Lusa
30/05/2023 10:43 ‧ 30/05/2023 por Lusa

Mundo

Netanyahu

Netanyahu falou com Erdogan na segunda-feira à noite, para o saudar pela reeleição na segunda volta das presidenciais, no domingo, já depois de o líder turco ter recebido um telefonema de felicitações do Presidente israelita, Isaac Herzog.

"Os dois líderes concordaram em continuar a reforçar as relações bilaterais e levá-las a novos patamares", afirmou o gabinete de Netanyahu num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

Netanyahu disse a Erdogan estar empenhado em "alargar o círculo de paz do Estado de Israel e reforçar os laços com a Turquia".

Erdogan "reiterou o apreço pela assistência" prestada pelas equipas de salvamento israelitas na sequência dos terramotos na Turquia, em fevereiro deste ano, que também atingiram a Síria, segundo o gabinete de Netanyahu.

Após vários anos de tensão, Israel e a Turquia restabeleceram relações plenas em 2022, com o regresso dos embaixadores às respetivas representações diplomáticas em Ancara e Telavive.

A aproximação deu-se com o anterior Governo israelita, liderado por Naftali Benet e depois por Yair Lapid, tendo as relações sido mantidas com o executivo de coligação liderado por Netanyahu, que regressou ao poder em dezembro passado.

Durante anos, os atritos entre Erdogan e Netanyahu foram frequentes e incluíram declarações controversas de ambos, em grade parte sobre a questão palestiniana, o principal fator de divisão entre os dois países.

A expulsão dos embaixadores ocorreu em 2018, devido à morte de 60 palestinianos pelas forças israelitas durante os protestos na fronteira de Gaza contra a abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.

Erdogan voltou a derrotar o candidato da oposição, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, na segunda volta das eleições presidenciais, realizada no domingo, com 52 por cento dos votos.

Na primeira volta, em 14 de maio, Erdogan também tinha sido o mais votado, mas sem conseguir os 50% de votos necessários para ser reeleito.

Recep Tayip Erdogan, 69 anos, é Presidente da Turquia desde 2014, depois ter sido primeiro-ministro desde 2003.

Leia Também: Putin vê reeleição de Erdogan como oportunidade para estreitar laços

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas