Enquanto, do Japão, se aproxima uma tempestade tropical que já está a causar ventos fortes e chuvas torrenciais, da China chegam-nos imagens da população a tentar lidar com o calor extremo.
Em todo o país, as temperaturas atingiram ou superaram recordes para o mês de maio, de acordo com o Centro Nacional do Clima do país.
Em 446 estações meteorológicas, foram registadas temperaturas iguais ou superiores às mais altas já registadas no mesmo mês.
Na segunda-feira, o Shanghai Meteorology Bureau informou que a cidade registou uma temperatura de 36,1 graus Celsius. O recorde anterior para maio era de 35,7ºC, ocorrido em 2018.
Nos próximos três dias, espera-se que a maior parte do sul da China seja atingida por temperaturas acima dos 35°C, que poderão chegar aos 40ºC em algumas regiões.
O país prepara-se, por isso, para uma grande pressão sobre a rede elétrica, à medida que a procura pelo ar condicionado dispara em cidades como Xangai.
O fenómeno ocorre num ano em que as temperaturas têm estado a aumentar na China. Em fevereiro, a Administração Meteorológica tinha alertado para a ocorrência de eventos climáticos extremos com cada vez mais regularidade.
Em março, as temperaturas em Wuhan e Zhengzhou, cidades do centro da China, ficaram mais de 10 graus acima do normal para aquela época do ano.
Leia Também: Tempestade tropical aproxima-se do Japão. As imagens