Do total de resgatados, 138, 99 eram homens, 25 mulheres e 14 menores, acrescentou a mesma fonte.
Os últimos migrantes subsaarianos resgatados das águas daquele arquipélago espanhol foram 52 pessoas, dos quais cinco mulheres que foram retiradas das águas a cerca de 74 quilómetros de Arrecife (Lanzarote).
Segundo fontes da empresa estatal, o centro de salvamento de Las Palmas recebeu um aviso da Guardia Civil sobre esta última embarcação por volta das 09:00 (hora das Canárias) , tendo mobilizado o salvamar Al Nair que avistou o bote por volta das 11:40. Os migrantes devem chegar ao porto de Arrecife pelas 14:09.
Hoje foi também resgatada outra embarcação, a cerca de 110 km de Tenerife, com 50 migrantes subsarianos a bordo, incluindo 20 mulheres e nove crianças.
Esta embarcação estava a ser procurada ininterruptamente desde a noite passada, quando os controladores mobilizaram o guardamar Calíope e alertaram os navios na zona, que não conseguiram localizá-los durante a noite.
Por volta das 9:15 da manhã de hoje, a posição dos migrantes foi obtida por telefone, tendo um navio de guerra avistado a embarcação por volta das 11:15, iniciando depois a manobra de aproximação e retirada de pessoas.
Espera-se que se dirija ao porto de Aguineguín, onde chegará aproximadamente às 14h25.
O primeiro salvamento ocorreu a sexta-feira à noite, quando o salvamar Macondo resgatou 36 migrantes de origem norte-africana, incluindo cinco crianças, que se encontravam a cerca de 18 quilómetros do sul da Gran Canaria.
Leia Também: Trinta e seis migrantes resgatados a sul da Gran Canária