Turquia envia grupo de militares de reforço à missão da NATO no Kosovo

Militares da Turquia chegaram hoje ao Kosovo para apoiar e reforçar a missão da NATO (KFOR) no quadro da nova vaga de violência que se regista no norte do país. 

Notícia

© Photo by Erkin Keci/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
05/06/2023 12:52 ‧ 05/06/2023 por Lusa

Mundo

Kosovo

O Ministério da Defesa da Turquia difundiu um filme do momento em que as tropas embarcaram para o Kosovo com as insígnias da missão de manutenção de paz da NATO no Kosovo. 

As recentes manifestações de protesto da minoria sérvia kosovar, sobretudo na semana passada, provocaram ferimentos a 30 soldados internacionais da KFOR: 11 italianos e 19 húngaros.

Os confrontos agravaram-se após a nomeação de autarcas de origem albanesa em quatro localidades do norte do Kosovo onde a comunidade de origem sérvia é maioritária.

Os cidadãos sérvios do norte do Kosovo tentaram impedir, várias vezes, a entrada dos autarcas nos edifícios públicos, eleitos no passado mês de abril numa votação que foi boicotada pela comunidade sérvia. 

Segundo a Associated Press, que cita uma fonte que pediu para não ser identificada, a Turquia vai enviar um total de 500 militares para a KFOR no Kosovo.

"O primeiro grupo da 65ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Luleburgaz) completou o trânsito para o Kosovo", indicou hoje uma mensagem oficial de Ancara difundida através da rede social Twitter. 

A NATO anunciou na passada quinta-feira que vai enviar um total de 700 militares para reforço da missão no Kosovo.

Atualmente a KFOR dispõe de 3.800 efetivos, incluindo 350 militares turcos.

O pedido para o envio de tropas adicionais partiu do comando conjunto da NATO sendo que o batalhão turco vai, de momento, ficar destacado na unidade de reserva da KFOR.

Leia Também: Governo do Kosovo pede fim dos protestos e admite novas eleições locais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas