Brasília, 07 jun 2023 (Lusa) -- O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil anunciou a morte do embaixador João Clemente Baena Soares, que foi secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) entre 1984 e 1994, o único brasileiro a ocupar o cargo.
Baena Soares morreu aos 92 anos, na sua residência no Rio de Janeiro, de causas não especificadas, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que destacou a "competência e dedicação" que demonstrou ao longo das suas quatro décadas de serviço externo.
Iniciou a carreira diplomática em 1953 e ocupou diversos cargos nas embaixadas do Brasil nos Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Guatemala, Itália e Bélgica.
Também chefiou o Departamento de Organismos Internacionais do ministério e foi vice-ministro das Relações Exteriores entre 1979 e 1984, quando foi eleito secretário-geral da OEA.
Foi o único brasileiro a ocupar esse cargo e, na década em que permaneceu à frente da organização, teve que lidar com diversas crises, como a situação do Haiti e a invasão do Panamá pelos Estados Unidos em 1989.
Leia Também: União Europeia vê retoma das cimeiras com Brasil como prioridade"