EUA oferece apoio a afetados pela destruição da barragem de Kakhovka

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, ofereceu na quinta-feira à Ucrânia apoio adicional para as pessoas afetadas pela destruição da barragem de Kakhovka, em Kherson, que inundou dezenas de aldeias da região.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/06/2023 01:06 ‧ 09/06/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Blinken teve uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, a quem manifestou a sua preocupação "pelos milhares de ucranianos afetados", segundo o porta-voz do secretário de Estado dos EUA, Matthew Miller, em comunicado.

"Os Estados Unidos estão a ajudar-nos a mitigar as consequências do desastre de Kakhovka causado pela Rússia", disse Kuleba nas suas redes sociais, acrescentando que os dois governantes também discutiram a ajuda militar.

Blinken afirmou que, nessa "conversa importante e oportuna", discutiram "os desenvolvimentos no campo de batalha" e reafirmaram o "apoio duradouro" de Washington a Kiev, "que se mantém firme contra a invasão russa".

Kuleba afirmou que as autoridades norte-americanas iriam continuar "os seus esforços para fornecer mais armas e munições".

A destruição da barragem de Kakhovka, cuja responsabilidade é negada por Moscovo e Kiev, inundou cidades e aldeias em ambas as margens do rio, incluindo partes da capital regional, Kherson, que foi hoje atacada pelo exército russo.

Leia Também: EUA e UE condenam ataques durante resgate após destruição em Kakhovka

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas