O incidente ocorreu por volta das 11h00 (02h00 em Lisboa) na pista A do aeroporto de Haneda, e envolveu um avião da companhia aérea tailandesa Thai Airways e outro da taiwanesa EVA Air, segundo informações das autoridades nipónicas.
A imprensa japonesa avançou que terá sido o avião da Thai Airways, que tinha como destino a capital tailandesa, Banguecoque, a atingir acidentalmente o avião da Eva Airways, que iria partir para Taipei.
De acordo com as imagens captadas pela televisão pública japonesa NHK, os dois aviões envolvidos na colisão permaneciam na pista, onde se podiam ver fragmentos da asa da aeronave da Thai Airways.
A direção do aeroporto encerrou a pista A para realizar uma investigação sobre o ocorrido.
O Ministério do Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão garantiu não haver até ao momento qualquer registo de feridos entre os passageiros das duas aeronaves.
O incidente obrigou as companhias aéreas locais Japan Airlines e All Nippon Airways a adiar alguns dos seus voos domésticos e internacionais.
【LIVE】東京国際空港(羽田空港)@朝日新聞社格納庫 第2 https://t.co/zHEjnJaOG9
— 朝日新聞 映像報道部 (@asahi_photo) June 10, 2023
国土交通省東京空港事務所によると、10日午前11時ごろ、羽田空港でタイ国際航空と台湾のエバー航空の航空機2機が接触した可能性があり、滑走路の一つが閉鎖されました。当時の映像をライブカメラが捉えていました pic.twitter.com/zZ4lXeIpCo
Leia Também: Rússia adverte Japão para consequências graves do apoio a Kyiv