Os Mossos d'Esquadra (Polícia da Catalunha) estão a investigar três menores por falsas ameaças de bomba em três escolas, na sequência de um desafio da rede social TikTok.
Segundo o jornal espanhol ABC, este não é o primeiro caso semelhante a acontecer em Espanha.
A primeira situação ocorreu no final de abril em La Rioja, quando um menor de 14 anos denunciou uma ameaça de bomba numa escola secundária. O estabelecimento de ensino foi evacuado e foram também mobilizadas unidades especiais da Guardia Civil.
Em maio, outros dois menores fizeram o mesmo numa escola de Salamanca. Todas estas ameaças eram falsas e decorriam de um desafio viral do TikTok.
Agora, na Catalunha, três estudantes também fizeram um alerta semelhante em duas escolas, mas não havia, na verdade, qualquer ameaça.
Todas as três denúncias ocorreram em maio, com poucos dias de diferença, e os autores já foram identificados, sendo todos eles menores de 18 anos. Os factos foram encaminhados para a Procuradoria de Menores.
Os Mossos d'Esquadra lembraram ainda que este tipo de chamadas podem constituir um crime contra a ordem pública.
Tudo começou no TikTok, quando um utilizador sugeriu que aquela era uma forma de adiar um exame. Desde então, têm surgido casos um pouco por todo o mundo.
Nos EUA, por exemplo, um menor de 16 anos foi detido após falsas ameaças de bomba em três escolas e num aeroporto.
Leia Também: Dezenas de cães deixados dentro de camião ao sol. "Em stress térmico"