Conselho de Segurança condena ataque a campo de deslocados na RDCongo

O Conselho de Segurança da ONU condenou o recente ataque a um acampamento de deslocados no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), lembrando que pode constituir um crime de guerra.

Notícia

© Tayfun Coskun/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
14/06/2023 06:08 ‧ 14/06/2023 por Lusa

Mundo

RDCongo

O Conselho de Segurança instou as autoridades congolesas a cooperar com Missão de Estabilização da ONU na RDCongo (Monusco), numa investigação para levar os autores a tribunal, e sublinhou que "os ataques deliberados contra civis podem constituir crimes de guerra", de acordo com um comunicado, divulgado na terça-feira.

O Conselho de Segurança reiterou a condenação de todos os grupos armados que operam no país, e alertou para "um aumento" da atividade nas províncias orientais, tendo igualmente manifestado preocupação com a crise humanitária da RDCongo.

Pelo menos 45 pessoas morreram e dez ficaram feridas num ataque, atribuído ao grupo rebelde Cooperativa para o Desenvolvimento (Codeco), na segunda-feira de madrugada, no campo de deslocados internos de Lala, na província de Ituri, de acordo com uma estimativa da ONU.

Desde 1998, o leste da RDCongo está mergulhado num conflito entre milícias rebeldes e o exército, apesar da presença da Monusco.

Leia Também: Agências humanitárias condenam ataque a campo de refugiados na RDCongo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas