O Papa Francisco já teve alta do Hospital Gemelli, em Roma, na sequência da cirurgia abdominal a que foi submetido na quarta-feira passada. "Estou bem, ainda vivo", disse aos jornalistas no local.
O Sumo Pontífice abandonou a referida unidade hospitalar esta sexta-feira, tal como estava já previsto.
A decisão foi tomada pelo conselho da equipa médica, após uma evolução clínica "regular" do jesuíta de 86 anos.
As imagens do momento em que o Papa deixou o hospital estão a ser partilhadas nas redes sociais pela agência Reuters, e pode acompanhar o momento através da ligação que se segue:
LIVE: Pope Francis expected to be discharged from hospital https://t.co/gpBdi2q1op
— Reuters (@Reuters) June 16, 2023
Francisco foi, recorde-se, submetido a uma cirurgia abdominal por risco de obstrução intestinal, no passado dia 7. Isto depois de, em 2021, ter sido submetido a uma primeira intervenção, por causa de uma “estenose diverticular sintomática do cólon”.
A intervenção cirúrgica foi considerada necessária pelo agravamento dos sintomas apresentados pelo Papa e obrigou a "vários dias" de hospitalização, tendo todas as suas audições sido canceladas até, pelo menos, 18 de junho.
A intervenção foi realizada quando faltam menos de dois meses para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Portugal, que aguarda a presença do Sumo Pontífice enquanto protagonista do evento.
A saúde do Papa tem sido objeto de debate desde que este deixou claro que estaria disposto a resignar se uma doença o impedisse de fazer o seu trabalho, tal como aconteceu com o seu antecessor, Bento XVI, em 2013.
O Papa tem padecido ainda de cataratas, dor ciática e a uma artrose no joelho direito que o obrigou a usar uma cadeira de rodas em muitas ocasiões. Foi, também, operado aos pulmões quando tinha 21 anos.
[Notícia atualizada às 08h04]
Leia Também: Papa Francisco ordena que ex-secretário de Bento XVI deixe o Vaticano