Mitsotakis presta juramento para segundo mandato na Grécia

O chefe da direita grega, Kyriakos Mitsotakis, prestou hoje juramento para um segundo mandato de primeiro-ministro um dia após a vitória por maioria absoluta do seu partido Nova Democracia (ND) nas legislativas.

Notícia

© LOUISA GOULIAMAKI/AFP via Getty Images

Lusa
26/06/2023 12:09 ‧ 26/06/2023 por Lusa

Mundo

Kyriakos Mitsotakis

No decurso de uma cerimónia oficial no palácio presidencial, Mitsotakis, 55 anos, prestou um juramento religioso perante os responsáveis da poderosa igreja ortodoxa, de acordo com a tradição na Grécia.

No domingo, a ND (direita) garantiu uma maioria absoluta com 40,55 dos votos expressos e 158 dos 300 lugares no parlamento unicameral grego, no segundo escrutínio em cinco semanas. Em 21 de maio o partido de Mitsotakis tinha já garantido a primeira posição, mas sem garantir a hegemonia parlamentar.

O escrutínio foi igualmente assinalado por uma forte abstenção, e após os eleitores terem sido convocados às urnas duas vezes em cinco semanas, ao atingir 47% contra 39% em 21 de maio.

O Syriza, o principal partido da oposição liderado pelo ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras (2015-2019) recolheu 17,8% dos votos, um resultado ainda mais fraco em comparação com os obtidos há cinco semanas. Os sociais-democratas do Pasok e o Partido Comunista (KKE) garantiram a terceira e quarta posição, com 11 e 8% dos votos.

Três partidos de extrema-direita também ultrapassaram a barreira dos 3% para garantir representação parlamentar, incluindo os Espartanos, uma nova formação que reivindica a herança dos neonazis da dissolvida Aurora Dourada.

O Caminho para a Liberdade, uma formação de esquerda liderada pela antiga presidente do parlamento Zoe Konstantopoulou também conseguiu representação parlamentar.

No seu discurso de vitória na noite de domingo, Mitsotakis prometeu o prosseguimento da recuperação económica, aumentos salariais e contratações massivas de médicos e outros funcionários para os hospitais públicos.

Com esta ampla vitória, o dirigente, proveniente de uma das famílias políticas da direita grega, pode agora reivindicar uma posição de destaque na direita europeia liderada pelo alemão Manfred Weber, o chefe do Partido Popular Europeu (PPE), de quem é próximo.

"A Nova Democracia é o partido de centro-direita mais forte na Europa!", reivindicou Mitsotakis na noite de domingo.

Leia Também: Grécia. Mitsotakis será novamente primeiro-ministro com maioria absoluta

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas