O governo do Vietname baniu a distribuição doméstica do filme da 'Barbie', o blockbuster de Hollywood cuja antecipada estreia está marcada para este verão, devido a uma cena em que aparece um mapa do Mar do Sul da China contestado pelos vietnamitas.
O diretor do departamento de ciência do país, citado pelo jornal estatal Tuoi Tre, disse que o executivo "não dá licença ao filme norte-americano para ser exibido no Vietname por conter uma imagem ofensiva da linha das nove raias" (do inglês 'nine-dash line').
A linha em causa é uma divisão que a República Popular da China faz sobre o corpo de água, que banhas as suas margens, bem como as de Taiwan e outros países na região (nomeadamente o Vietname).
O Vietname alega que o mapa demonstra as reivindicações chinesas, que incluem partes do território continental vietnamita com poços de petróleo, algo que o governo de Hanói contesta e considera uma violação do seu espaço soberano. Por várias vezes, o país acusou a China de invadir o seu espaço marítimo.
A linha também foi denunciada pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, em 2016, mas a China não reconheceu a decisão.
'Barbie', protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, vai estrear nos cinemas a 20 de julho. A antecipada exibição está programada para o mesmo dia de 'Oppenheimer', de Christopher Nolan e com Cylian Murphy. Os dois filmes têm estado no centro de uma gigantesca campanha de marketing e publicidade nas redes sociais, especialmente dado o paradoxo de ver dois conteúdos completamente opostos no mesmo dia.
Esta não é a primeira vez que o governo local censura um filme pelo mesmo motivo. Em 2019 e 2021, respetivamente, o filme de animação 'Abominável' e o de ação 'Uncharted' foram proibidos.
Leia Também: Cenário do filme 'Barbie' esgotou stock de tinta rosa de empresa mundial