Hong Kong. Reino Unido condena tentativa da China de 'intimidar' exilados

O ministro britânico das Relações Exteriores, James Cleverly, condenou hoje as tentativas da China de "intimidar e silenciar" os exilados de Hong Kong, após a polícia oferecer 100 mil euros por informações sobre oito ativistas no exterior.

Notícia

© DANIEL LEAL/AFP via Getty Images

Lusa
03/07/2023 23:10 ‧ 03/07/2023 por Lusa

Mundo

Reino Unido

"O Reino Unido sempre defenderá o direito universal à liberdade de expressão e apoiará aqueles que são visados", disse James Cleverly em comunicado.

O ministro sublinhou opor-se à Lei de Segurança Nacional que "a China impôs a Hong Kong, incluindo o seu âmbito extraterritorial", e assegurou que a sua aplicação viola a Declaração Conjunta Sino-Britânica, à qual o Reino Unido renunciou em 1984 para controlo da sua última colónia asiática.

Hong Kong procura oito ex-advogados e ativistas que agora vivem em países como Canadá, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, que são investigados pela polícia de Hong Kong por casos de "conluio com forças estrangeiras", de acordo com o jornal "South China Morning Post". Entre os procurados está o ativista Nathan Law, que deixou Hong Kong em julho de 2020 e vive agora no Reino Unido.

No mesmo mês, Londres suspendeu o acordo de extradição com Hong Kong, em resposta à aprovação da Lei de Segurança Nacional, e em março de 2021 declarou a China em "rutura contínua" da Declaração Sino-Britânica.

Nesse mesmo ano, o governo britânico anunciou um novo tipo de visto, aberto a quase três milhões de pessoas de Hong Kong e seus familiares, para morar e trabalhar no Reino Unido, que foi utilizado por 166.420 pessoas até março deste ano, segundo dados do Ministério do Interior britânico.

Leia Também: Reino Unido prepara-se para consequências da rebelião Wagner

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas