Borrell, que efetua uma visita de dois dias ao país africano com o objetivo de reforçar as relações entre as duas regiões, falava na cerimónia de entrega da Medalha de Serviços à Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) ao pessoal do gabinete da EUCAP na capital do Níger.
A EUCAP é uma missão civil no Níger no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa da UE para combater o terrorismo e a criminalidade organizada.
O alto representante manifestou o seu apreço pelo trabalho do pessoal da EUCAP e pela sua contribuição para "tornar a vida do povo do Níger mais segura e a administração pública do Níger mais eficaz na proteção dos direitos dos cidadãos".
O dirigente sublinhou o trabalho da missão EUCAP em zonas precárias, fronteiriças e frequentemente alvo de ataques terroristas.
"Graças ao vosso trabalho, as redes de tráfico foram desmanteladas, o tráfico transfronteiriço foi posto em causa. Estão a ajudar a evitar que pessoas desafortunadas cheguem às costas do norte de África, de onde embarcam (para a Europa) com a promessa de um paraíso, apenas para morrerem no caminho", afirmou Borrell, referindo-se ao caso da embarcação que se afundou há algumas semanas no mar Jónico, provocando pelo menos 81 mortos e centenas de desaparecidos.
A EUCAP Sael Níger, uma missão civil no âmbito da política comum de segurança e defesa, foi lançada a pedido do Governo do Níger no verão de 2012 e visa ajudar a estabelecer, entre os vários intervenientes nigerinos no domínio da segurança, uma abordagem para a luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, que seja integrada, coerente, sustentável e assente nos direitos humanos, segundo o portal desta agência da UE.
Nesse contexto, a missão destina-se a prestar aconselhamento e a dar formação para apoiar as autoridades nigerinas no reforço das suas capacidades.
Mais de 100 peritos internacionais, na sua maioria provenientes das forças de segurança e dos serviços de justiça europeus, estão permanentemente destacados em Niamey.
O atual mandato da missão civil EUCAP Sael Níger da UE termina em 30 de setembro de 2024.
Leia Também: Diplomacia da UE cancela viagem à China agendada para a próxima semana