Stoltenberg diz a Zelensky que espera que se encontrem "como aliados"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse ao Presidente ucraniano que hoje a Aliança Atlântica e a Ucrânia se encontram como parceiros, mas anseia o dia em que se encontrem "como aliados".

Notícia

© Omar Havana/Getty Images

Lusa
12/07/2023 11:59 ‧ 12/07/2023 por Lusa

Mundo

NATO

"As decisões tomadas hoje aqui em Vilnius marcam o início de um novo capítulo na relação entre a NATO e a Ucrânia. Hoje encontramo-nos como iguais, eu anseio pelo dia em que nos encontremos como aliados", declarou Jens Stolteberg, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zekensky, no último dia da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Zelensky e Stoltenberg falavam momentos antes da primeira reunião do novo Conselho NATO-Ucrânia, um órgão que coloca o país e os aliados em pé de igualdade, mesmo estando a Ucrânia fora da organização.

Stoltenberg insistiu que apenas será endereçado um convite à Ucrânia para aderir à NATO "quando os aliados concordarem que as condições estão reunidas".

O secretário-geral da NATO defendeu que é necessário garantir que "quando esta guerra acabar" há "compromissos credíveis" para a segurança da Ucrânia, "para que a História não se repita", e saudou o compromisso de alguns aliados em fornecer "assistência de segurança de longo prazo" a Kyiv.

Sobre o novo Conselho NATO-Ucrânia, Jens Stoltenberg explicou que este órgão é distinto de outros, que pode tomar decisões e reunir-se ao nível de chefes de Estado e de Governo, mas também de Negócios Estrangeiros, da Defesa ou ao nível militar.

"É algo novo, algo diferente, é uma ferramenta política importante para uma maior integração política e para tomar decisões", afirmou Stoltenberg.

O secretário-geral da NATO lembrou que os aliados aprovaram um pacote com três partes que tem como objetivo aproximar a Ucrânia da NATO, que passa por um programa de assistência multianual com o objetivo ajudar as forças armadas ucranianas na transição da era soviética para os padrões da Aliança Atlântica, o novo Conselho NATO-Ucrânia e a retirada da exigência de um Plano de Ação para a Adesão.

Sobre a coligação de países que foi oficializada na terça-feira por 11 Estados-membros, incluindo Portugal, para formar pilotos e técnicos ucranianos de caças F-16, Stoltenberg disse ter indicação dos Aliados de que o treino terá início este verão.

[Notícia atualizada às 13h13]

Leia Também: Stoltenberg diz que cimeira em Vilnius "já é histórica antes de começar"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas