A televisão estatal russa está a encorajar as pessoas a viajar para a Crimeia, mesmo depois de um recente ataque à ponte que une a Rússia continental à península anexada.
A situação foi destacada por Francis Scarr, da BBC Monitoring, que é responsável por analisar a televisão estatal da Rússia.
"A TV estatal russa não está exatamente a desencorajar as pessoas a viajar para a península ocupada após o recente ataque à ponte", escreveu no Twitter, na segunda-feira, partilhando imagens de uma reportagem.
Na referida reportagem é possível ouvir uma jornalista dizer que o setor do turismo "não tem sofrido" e que as pessoas "continuam" a viajar para a Crimeia, algumas em procura de "uma nova aventura".
"Toda a gente está feliz, tudo está bem", afirma, enquanto descreve as condições nos hotéis.
"Verão, mar e sol! A Crimeia espera por todos os hóspedes de braços abertos!", remata.
"Summer, sea and sun! Crimea is waiting for every guest with open arms!"
— Francis Scarr (@francis_scarr) July 18, 2023
Russian state TV isn’t exactly discouraging people from travelling to the occupied peninsula after the recent bridge attack… pic.twitter.com/WgYVWTtKMJ
As autoridades russas, que abriram um inquérito ao que consideraram um "ato terrorista", afirmaram que uma mulher e um homem que seguiam no seu carro morreram em consequência do ataque, que terá ocorrido no domingo à noite.
Na segunda-feira, o vice-primeiro-ministro informou que o tráfego rodoviário através da ponte tinha sido restabelecido parcialmente, apesar de ter prognosticado na mesma ocasião que a estrutura apenas ficará plenamente reparada em novembro próximo.
O representante assegurou ainda que o ataque com 'drones' (aparelhos não tripulados) navais que a Rússia atribuiu à Ucrânia não danificou os pilares da ponte.
Este foi o segundo ataque contra a infraestrutura de 19 quilómetros de comprimento, inaugurada em maio de 2018 e que inclui uma estrutura rodoviária e ferroviária.
Leia Também: Moscovo avalia em mais de 12 milhões a reparação da ponte da Crimeia