Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Responsável da ONU pede fim de ataques ao porto de Odessa

A coordenadora humanitária da ONU para a Ucrânia, Denise Brown, manifestou-se horrorizada com os ataques russos ao porto de Odessa, afirmando que estes devem parar imediatamente, segundo um comunicado da organização.

Responsável da ONU pede fim de ataques ao porto de Odessa
Notícias ao Minuto

10:31 - 20/07/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Estou horrorizada com as imagens dos ataques de ontem à noite [terça-feira] pelas forças russas ao porto de Odessa", declarou na nota, publicada na quarta-feira, a coordenadora humanitária do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) para a Ucrânia.

De acordo com a responsável das Nações Unidas, terça-feira "foi o segundo dia consecutivo que este porto civil, uma linha de vida crucial para a Ucrânia e para as pessoas mais pobres do mundo que dependem dos grãos ucranianos, foi severamente danificado em ataques massivos".

"Isso é desumano e contra o direito humanitário internacional. Os ataques à infraestrutura civil devem parar imediatamente", afirmou Denise Brown.

A Rússia atacou também na noite de quarta-feira as regiões ucranianas de Odessa e Mykolaiv (sul), com um total de 19 mísseis de cruzeiro direcionados contra "portos, docas, residências e empresas", informou hoje a Força Aérea da Ucrânia.

Trata-se da terceira noite consecutiva que a Rússia ataca instalações portuárias no sul da Ucrânia, depois de Moscovo anunciar, na segunda-feira, a suspensão do acordo de exportação de cereais, segundo o qual se comprometia a permitir a saída de cereais ucranianos pelo Mar Negro e a não atacar infraestruturas relacionadas com a produção e exportação agrícolas.

Leia Também: Veja as imagens de Odessa após os novos ataques

Recomendados para si

;
Campo obrigatório