À espera de prótese para perna amputada, improvisou com liquidificadora
A ideia surgiu por necessidade, enquanto Ana Paula Rodrigues aguarda há mais de um ano por ajuda da câmara municipal do Sobral, no Ceará, Brasil.
© Reprodução g1
Mundo Brasil
A brasileira Ana Paula Rodrigues, de 47 anos, decidiu criar uma prótese feita a partir de uma liquidificadora após ter tido a perna amputada. A ideia surgiu por necessidade, enquanto aguarda há mais de um ano por ajuda da câmara municipal do Sobral, no Ceará, Brasil.
De acordo com o g1, a mulher trabalhava como empregada doméstica, mas teve de parar devido a um cancro diagnosticado há cinco anos. Durante o tratamento oncológico soube que também estava com diabetes.
Perante uma saúde fragilizada e as dificuldades financeiras, Ana Paula teve ainda que enfrentar uma ferida no pé, que se agravou, fazendo com que fosse necessário que amputasse parte da perna esquerda, abaixo do joelho.
Na esperança de ter uma melhor qualidade de vida, para voltar a caminhar sem dificuldades, a mulher solicitou uma prótese à câmara municipal do Sobral, mas ainda não foi contemplada. Como alternativa, ela e os filhos tiveram a ideia de fazer uma prótese "artesanal" com um copo de uma liquidificadora e um tubo de canalização, o que garante que Ana Paula consiga mover-se pela casa com o auxílio de um andarilho.
"No dia em que a fizemos, eu coloquei-a. Foi uma alegria doida ficar em pé novamente", relatou a mulher.
Segundo Ana Paula, apesar da prótese improvisada ajudá-la atualmente, o equipamento não supriu totalmente as necessidades.
Em nota, a câmara municipal do Sobral informou o g1 que a paciente se encontra na fila de espera, a aguardar por uma prótese. O órgão não avançou, no entanto, quanto tempo vai demorar.
Leia Também: Irmãos encontrados abraçados após morrerem afogados. "Tentaram salvar-se"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com